No próximo dia 03 de dezembro acontece a 10ª edição do Tempest Talks, evento da Tempest Security Intelligence criado originalmente para levar temas da atualidade relacionados ao nosso mercado para nossos clientes, parceiros e demais players deste mercado.
A edição 2020 será muito especial, por dois motivos: em primeiro lugar, esta será a primeira edição transmitida online e aberta ao público em geral, não apenas a convidados. Além disso, esta 10ª edição acontece no ano em que a Tempest comemora seu aniversário de 20 anos.
Antes de falar mais sobre a história do Tempest Talks, e o que esperamos para essa edição especial, falemos um pouco do contexto que levou à criação desse evento.
Nos últimos 20 anos, a Tempest vem se mantendo fiel aos valores e diretrizes que marcaram sua fundação. Continuamos acreditando firmemente que “a cibersegurança é um direito do mundo”, e parte importantíssima desse compromisso está no compartilhamento de conhecimento e na promoção de discussões sobre o tema com o mercado.
Ao longo desses anos, percebemos que as pesquisas e investigações realizadas pelos profissionais da Tempest geravam um amplo arcabouço de conteúdo, que poderia ser utilizado para capacitação, formação e para contribuir no processo de atualização constante que é indispensável quando se fala de cibersegurança (nesse mercado é comum dizer que os criminosos estão sempre se atualizando, então é nossa obrigação estar sempre um passo à frente).
Esse conteúdo hoje serve como a base de muito do que apresentamos nas edições do Tempest Talks. Mas é importante destacar que o evento promove não somente palestras técnicas de nossos Tempesters, mas também clientes e até mesmo órgãos regulatórios (como o Bacen), que já subiram ao palco para compartilhar cases, experiências e discussões no mais alto nível.
Nesse contexto, o do compartilhamento da informação, é que surgiu a ideia de criar um evento que servisse como um espaço de debate sobre as últimas tendências em cibersegurança, de ataques mais recentes a movimentos do mercado. Um bom exemplo desses movimentos, que é assunto recorrente em várias discussões nos últimos anos, é o crescimento do papel do CISO e da aproximação dos conselhos gestores com os temas ligados à segurança que antes eram assuntos apenas de técnicos.
Desde sua primeira edição em 2015, em São Paulo, o TTalks, como é carinhosamente conhecido, tem como propósito reunir Tempesters, clientes e profissionais do mercado para compartilhar conhecimento, experiências e falar sobre segurança da informação em palestras que se alternam entre temas mais técnicos e de mercado, mas deixando completamente de lado qualquer iniciativa “comercial” (que seria de se esperar em um evento corporativo).
O CEO da Tempest na primeira edição do Tempest Talks, em 2015, em São Paulo. Foto: Carolina Pacobahyba
Pelos palcos do Tempest Talks já passaram profissionais que representam um amplo espectro de conhecimento relacionado à segurança da informação, de desenvolvedores a analistas, passando por especialistas em legislação e em direito cibernético, gestores e técnicos trazendo sempre o que está na ponta das discussões sobre o tema.
Foram muitos os highlights desses 5 anos de história, mas alguns momentos realmente marcantes foram a primeira edição do TTalks em Recife em 2016, a apresentação da réplica da lendária máquina criptográfica Enigma, adquirida pela Tempest em 2017, e a introdução, em 2018, da temática única para todo o evento.
Essa ideia, de escolher um tema central pautando as palestras e o painel de cada edição permite um olhar profundo e diverso sobre a questão abordada, tanto sob a perspectiva técnica quanto sob a perspectiva gerencial e corporativa.
Entre os temas que guiaram as últimas edições do Tempest Talks estão a Prevenção à Fraude, e a Proteção da Identidade em um contexto de LGPD.
Vídeo da 9ª Edição do Tempest Talks, em novembro/19. O tema desta edição foi Segurança na Cadeia de Suprimentos. Para mais vídeos, visite nosso canal no YouTube
Neste ano, em que pela primeira vez estamos organizando uma edição online e totalmente aberta, o tema escolhido foi a Incidentes de Segurança: Como “sair vivo” (com o menor dano possível) de uma crise causada por um ataque cibernético.
Em tempos de pandemia e de profunda aceleração dos processos de transformação digital nos ambientes corporativos (mais profissionais trabalhando em casa, mais consumidores migrando para canais digitais e compartilhando seus dados pessoais e de pagamento em inúmeros sites e aplicativos) é importante entender os desafios de se detectar ataques e responder corretamente a eventuais incidentes.
O evento contará com palestras de tempesters abordando aspectos de inteligência de ameaças (novos ataques, principais ameaças desse novo cenário), práticas de detecção e casos reais de respostas a incidentes e novas tecnologias de segurança que podem ajudar a mitigar estes ataques.
Além disso, o evento irá abordar as mudanças no papel do CISO nas organizações, seu papel diante das esferas mais elevadas da administração e como o tema da segurança se tornou assunto de CEOs e conselhos administrativos. Tudo isso será discutido em um painel que contará com profissionais segurança de alto escalão em empresas como a Petrobrás e o Grupo DASA, mediados pelo VP Analyst do Gartner, Cássio Dreyfuss.
Quer participar? Basta clicar na imagem abaixo e esperar pelo Tempest Talks, que acontece no próximo dia 03 de dezembro, a partir das 10h. Até lá!
A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios
Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!
As mudanças no papel dos CISOs em 2020 e os 5 principais desafios que enfrentarão em 2021